Home > Artigos > Como ensinar português para estrangeiros
Voltar

Como ensinar português para estrangeiros

Oportunidades de emprego no país têm aumentado a procura por cursos de língua portuguesa. Modalidade in company é a melhor opção para profissionais expatriados.

Como ensinar português para estrangeiros

Foi-se o tempo em que o Brasil era conhecido apenas pelo “futebol, samba e carnaval”. O avanço econômico dos últimos anos e a escolha do país como sede de eventos de importância internacional, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, aumentou sua relevância no cenário mundial, atraindo cada vez mais estrangeiros interessados em seu potencial econômico e cultural.

Como consequência da boa imagem internacional e da popularidade adquirida, nos últimos cinco anos o interesse pelo estudo do português mais que dobrou. Este aumento da procura por cursos pode ser medido pela demanda por material didático e pelo número de inscritos no teste Celpe-Bras – Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros –, exigido por empresas e instituições para avaliar o domínio da língua. Em 2004, 3.431 estrangeiros participaram do teste. Já neste ano, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foram mais de 10 mil inscritos.

Como ensinar português para estrangeiros

Entre os novos perfis que engrossam a procura pelos cursos de língua portuguesa estão estudantes interessados em cursos de graduação e pós-graduação em instituições brasileiras, jovens que desejam incluir uma segunda língua ao currículo para melhorar suas perspectivas de carreira e, na maioria dos casos, executivos expatriados que vêm assumir cargos em multinacionais.

Para estes profissionais, a adaptação à nova realidade é um grande desafio. Neste processo, o apoio e suporte das empresas, através de ações e políticas corporativas voltadas para os expatriados, é fundamental. Para vencer um dos mais importantes obstáculos da adaptação, a prática do idioma nativo, uma boa opção para as empresas é oferecer aulas de português in company, individualmente ou em grupos, direcionadas para cada perfil e necessidade.

Na Manhattan Village, os cursos de português in company proporcionam um aprendizado rápido, priorizando não só os aspectos linguísticos como também os sócio-culturais, fundamentais no processo de comunicação. Outra vantagem desta modalidade de ensino é a possibilidade de personalizar o programa de estudo de acordo com as necessidades de cada empresa, garantindo melhor assimilação e aproveitamento do conteúdo.

Além disso, a Manhattan Village faz uso da mesma metodologia adotada pela Universidade Harvard, umas das instituições de ensino de maior prestígio nos Estados Unidos. Seu método garante melhorias constantes nas quatro habilidades comunicativas – conversação, leitura, escrita e compreensão auditiva –, com resultados que mantêm os alunos sempre motivados.

Quer saber mais sobre os cursos de português in company da Manhattan Village?
Acesse a página ou envie sua pergunta para nossa equipe de atendimento.